Você não precisa da "próxima coisa".


Costumamos iniciar um hobby novo entrando de cabeça nele. É muito comum consumir tudo que está a sua frente e querer ter de tudo. Com o tempo, isso pode acabar desgastando muito os jogadores que estão sempre marchando em busca de mais conteúdo e terminar no velho sentimento do "este hobby é caro demais". Isto porque um hobby não necessariamente tem um fim lógico e talvez você não precise sempre da "próxima coisa".

Em jogos de estratégia colecionáveis como Cardgames e Wargames, sempre jogamos com um deck ou com nosso exército propriamente dito. Em jogos mais antigos e expansivos, o número de estratégias possíveis pode ser praticamente infinito e as estratégias mais competitivas podem ser extremamente caras e dificeis de se atingir. É muito comum novos jogadores se espelharem nas estratégias mais competitivas em busca da perfeição logo de cara para estreitar a sua curva de aprendizado. Confie em mim, a única coisa que você vai achar é frustração e a única coisa que você vai estreitar é a sua conta no banco. Mas isto acontece com tudo, nos espelhamos nos melhores ao iniciarmos, não tem nada de errado em seguir "a técnica certa" o problema é que não podemos nos espelhar nos melhores esperando acabarmos iguais, isto seria negligenciar os anos de esforço que eles tiveram para atingir o ponto que estão.

Ao sair em busca da estratégia perfeita, o jogador, logo de cara, vai estar se deparando com uma quantidade de material extremamente caro e complexo, o que gera um sentimento de frustração ao iniciante. "Este jogo é caro demais" contudo, na realidade, um hobby é tão caro quanto você o torna caro. No início, a coisa mais importante é saber o que você quer daquele jogo. Talvez você apenas esteja atrás de um jogo casual para apresentar aos amigos e se divertir, descartando a necessidade de comprar itens extremamente competitivos e caros. Como disse, existem quase infinitas estratégias nestes jogos, e você pode se divertir e balancear seus Decks / Exércitos de todas as formas, seja gastando 100 reais ou 1000 reais, basta entender o que você quer extrair dele e o quanto você pode gastar.


A diferença de hobbies para outros jogos vem principalmente do fato de que não se tratam apenas de um jogo e sim de estilos de vida como um todo. Eles são hobbies porque existem um grau extenso de conteúdo, abordagem que vai além do jogo em si e vários níveis de entretenimento com o material disponível. Vou usar Warhammer como exemplo. O jogo já tem conteúdo que abrange inúmeros livros de diversos autores, animações oficiais e por fans, vídeo games de todos os gêneros - Seja de tiro à estratégia - e o jogo em si, que contém o próprio lado do "hobbysta" que se trata de montar, pintar e decorar as miniaturas por sua conta e jogar o jogo em si, seja como Role-Play, como competição, narrativa e etc. Por se tratar de um universo de jogo extremamente imersivo, os jogadores acabam vivendo aquele conteúdo em diversos momentos da sua vida extra-jogo.

Mas parte desta "vida" também está em um dos aspectos primordiais dos hobbys, a coleção. Colecionar o conteúdo é parte de viver o hobby e muitos jogadores se encontram buscando seguir em frente com a compra e coleção por costume. É como ler o próximo livro da saga, assistir o próximo filme. Neste aspecto é onde muita gente se perde, muitas vezes porque não definiu o que queria do hobby. Você acaba seguindo em frente, sempre em busca de algo mais para dar continuidade àquela rortina, mas talvez você acabe gastando mais do que precisava justamente porque você não precisava da "próxima coisa"

Não confunda o objetivo com a meta. Que tal partirmos de um ponto? Que tal jogar com aquele exército? Completa-lo seria o objetivo e ponto final. Você pode continuar a viver aquele hobby em outra mídia, por exemplo livros, videos, fóruns. Algum dia você pode se interessar por outro exército e colocar novas metas para atingi-lo sem nunca esquecer de projetar um objetivo geral, para que você possa encerrar um ciclo e não gastar mais do que deveria, o importante é ter um objetivo. Há diversas formas de continuar vivendo seu novo estilo de vida, mas sempre tenha um propósito, como na sua vida real.

- Comissar Cain
Compartilhe no Google Plus

Sobre Comissar Cain

Formado em Cinema e fanático por cultura de nicho como Card Games, War Games e RPGs.
    Comentário Facebook
    Comentário google

Nossa Equipe!

Berserker Bruce Wayne Mashiro Moritaka Snow Bunny Tsuna Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic